Medalha dos Gerais em Matias Cardoso

O governador Fernando Pimentel presidiu nesta sexta-feira (8/12) a solenidade de entrega da “Medalha dos Gerais – Maria da Cruz e Matias Cardoso”, no município de Matias Cardoso, no Território Norte. Foram agraciadas com a comenda 21 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento cultural e econômico no Norte do Estado. O governador ainda anunciou investimentos na área da saúde e infraestrutura da região.
No dia 8 de dezembro é comemorado o Dia das Gerais, quando a capital do Estado é simbolicamente transferida de Belo Horizonte para Matias Cardoso, considerada uma das primeiras cidades do Estado.

A Medalha

A Medalha Maria da Cruz é entregue a personalidades femininas e a Medalha Matias Cardoso a personalidades masculinas, como reconhecimento cívico do Governo do Estado aos que contribuíram para o desenvolvimento cultural, econômico e social da região.
Criada pelo Decreto nº 45.649, de 18 de julho de 2011, a comenda resgata história e tradições culturais que ajudaram na integração territorial do Estado. Em 1673, o capitão e mestre de campo Matias Cardoso de Almeida partiu de São Paulo com 125 homens, organizando lugares de pouso e plantações para suprir a bandeira de Fernão Dias. Em sua expedição, foi o responsável por fundar as comunidades de Morrinhos, Amparo, São Romão e Porto de Salgados – hoje, cidade de Januária.
Dona Maria da Cruz, por sua vez, que dá nome a uma das medalhas, era casada com Salvador Cardoso de Oliveira, sobrinho de Matias Cardoso de Almeida. Ela administrava a fazenda Pedras de Baixo, cuja casa grande era um orfanato. Empregava os jovens, sustentava e cuidava dos enfermos e inválidos e provia educação de crianças e adolescentes, pagando os mestres de leitura, música e ofício. Pelo prestígio que desfrutavam nos altos sertões do São Francisco e Rio Verde, ela e o filho, Pedro Cardoso de Oliveira, foram considerados os líderes da revolta contra a cobrança dos quintos atrasados feita pelo governador Martinho Mendonça.
Também participaram da solenidade o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Cláudio Roberto de Souza; a deputada federal Raquel Muniz; os deputados estaduais Jean Freire, Tadeu Martins Leite e Paulo Guedes; além de prefeitos, vereadores e lideranças políticas e sociais da região.

Agraciados

Grande Colar
Vittorio Medioli, prefeito de Betim

Medalha Matias Cardoso
Alexandre Pires Ramos, Rotary Clube de Montes Claros
Antônio Júlio de Faria, e ex-prefeito de Pará de Minas
Célio Murillo de Carvalho Valle, professor da UFMG
Fábio Augusto Ramalho Santos, 1º vice-presidente da Câmara Federal
Jaubert Carneiro Jaques, desembargador Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais
Jean Alves Coelho, secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais
Jean Mark Freire Silva, deputado estadual
Manoel Carlos Fernandes, produtor rural
Paulo Afonso Queiroz Guimarães, empresário/produtor rural
Virgílio Guimarães de Paula, economista

Medalha Maria da Cruz

Alice de Souza Birchal, desembargadora Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Ana Maria Camilo da Hora e Rocha, promotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais
Arlete Gonçalves Santos Magalhães, deputada estadual
Kely Cristina de Moura Lacerda, diretora executiva do SAMU Norte
Luzimara Silveira Braz Machado, professora Educação Superior (Unimontes)
Maria Inês de Moraes Marreco, pesquisadora da UFMG
Paula Maria Nasser Cury, subsecretária da Assessoria Técnico-Legislativa da Secretaria de Estado de Casa Civil e Relações Institucionais
Pedrelina Ribeiro Bispo, lavradora
Valquíria Rodrigues Cardoso, prefeita de Varzelândia
Veraci de Sousa Jacome, diretora Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Janaúba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *