Abertas inscrições de Processo Seletivo para cursos técnicos e Vestibular para cursos superiores

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo e Vestibular que vão selecionar alunos para cursos técnicos e superiores do IFNMG, respectivamente. Os interessados devem inscrever-se pela internet, até o dia 31/10/19. Quem não dispuser de computador ou acesso à internet poderá realizar a inscrição em unidades do IFNMG, nos endereços, dias e horários informados no edital referente a cada processo de seleção.

Os cursos são gratuitos e as vagas são para ingresso no primeiro semestre de 2020. Todos os cursos são presenciais, à exceção do curso técnico em Serviços Jurídicos, que será ofertado na modalidade de educação a distância.

Os campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni oferecem vagas para os cursos superiores, num total de 1.353 vagas. Já as 1.693 vagas para os cursos técnicos estão sendo oferecidas pelos campi Almenara, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni e também pelo Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD). Para os cursos técnicos ofertados pelo Campus Araçuaí, será realizado um outro Processo Seletivo, com regras diferentes (leia abaixo).

Modalidades

As vagas para cursos técnicos do IFNMG são distribuídas entre as modalidades integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio. Antes de se inscrever, os candidatos precisam certifcar-se sobre a modalidade que pretendem e a que podem concorrer. Nos cursos técnicos da modalidade integrado, o aluno cursará a partir do primeiro ano do ensino médio no IFNMG e fará, ao mesmo tempo, as disciplinas técnicas. Para fazer um curso técnico na modalidade concomitante, o aluno deve estar cursando o 2º ou o 3º ano do ensino médio em outra escola. Para fazer um curso técnico na modalidade subsequente, o aluno precisa ter concluído o ensino médio.

Taxa de inscrição e provas

O Vestibular tem taxa de inscrição de R$ 45,00 e o Processo Seletivo, de R$ 30,00. Mas o IFNMG pode isentar o candidato de pagar essa taxa, caso ele não possa pagá-la em função de sua condição socioeconômica. Para tanto, o candidato deverá comprovar, por meio de sua inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), renda familiar per capta igual ou inferior a um salário-mínimo e meio. Para solicitar isenção da taxa do Vestibular, é necessário, ainda, que o candidato tenha cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. O pedido de isenção da taxa do Processo Seletivo e do Vestibular deve ser feito eletronicamente, na mesma página de inscrição, informando o número do NIS (Número de Identificação Social), até o dia 08/10/2019.

Reservas de vagas e Sisu

Tanto para o Processo Seletivo quanto para o Vestibular, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva metade das vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. Da outra metade das vagas, destinadas a quem não estudou todo o ensino médio em escola pública, 5% são reservadas para pessoas com deficiência.

No caso dos cursos superiores, é importante os candidatos saberem que, além do Vestibular, o IFNMG preenche parte das vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que leva em conta as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pelo Sisu, serão preenchidas metade das vagas dos cursos superiores do Instituto, exceto no Campus Januária, em que a entrada é 100% via Sisu. O detalhamento das condições para participação no Sisu será disponibilizado pelo Ministério da Educação.

Provas

Os candidatos do Vestibular farão provas no dia 01/12/2019, em dois turnos. Na parte da manhã, serão 30 questões de múltipla escolha, sendo 15 de Língua Portuguesa, 5 de Literatura Brasileira e 10 de Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), e uma redação. À tarde, haverá prova com 20 questões de múltipla escolha de matérias específicas, de acordo com o curso pretendido pelo candidato, conforme descrito no edital do Vestibular (confira conteúdo programático). No momento da inscrição, o candidato deverá optar por fazer as provas nas cidades de Almenara, Araçuaí, Arinos, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas, Teófilo Otoni ou Taiobeiras.

As provas do Processo Seletivo serão aplicadas no dia 08/12/2019. Os candidatos aos cursos técnicos integrados farão prova pela manhã, com 30 questões de múltipla escolha, contemplando as quatro grandes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas (confira conteúdo programático). As cidades de prova são Almenara, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas, Teófilo Otoni, Japonvar, Manga, São Francisco e Taiobeiras.

Os candidatos aos cursos técnicos das modalidades concomitante e subsequente também farão provas em 08/12/2019, mas no período da tarde. Serão 10 questões objetivas de Língua Portuguesa e 10 de Matemática (confira conteúdo programático). Nesse caso, os candidatos poderão optar por fazer as provas nas cidades de Almenara, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Japonvar, Manga ou São Francisco.

Em todos os casos, o IFNMG poderá não aplicar provas nas cidades onde o número de inscritos for inferior a 60. Se isso acontecer, os candidatos serão remanejados para fazer as provas na cidade indicada como segunda opção no momento de inscrição.

Mais informações

Todas as informações sobre o Processo Seletivo e o Vestibular estão detalhadas nos editais que regulam os processos de seleção (confira links abaixo). Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com o IFNMG pelo email copec@ifnmg.edu.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *